terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Especialidades Odontológicas

  • Implante Dentário
  • Ortodontia
  • Prótese Dental
  • Prótese Sobre Implante
  • Clareamento Dental
  • Estética
  • Endodontia
  • Periodontia
  • Odontopediatria
  • Dentística
  • Cirurgia Oral

1 - IMPLANTE DENTÁRIO

O implante dentário é um recurso utilizado na odontologia para substituir o dente que foi extraído e hoje é tido como a melhor alternativa do ponto de vista estético, funcional e biológico.

O pino de titânio é implantado na região por meio de uma cirurgia segura e rápida, por um profissional capacitado na área de implantodontia.




Esse método veio substituir as tradicionais próteses fixas, onde há a necessidade de se desgastar os dentes vizinhos ao espaço do dente removido, sacrificando dentes sadios e a prótese removível, que é inconveniente por se tratar de uma prótese  que encaixa na boca e não é fixa.



O implante quando bem planejado e executado proporcionará uma prótese segura devido a sua resistência, semelhante à de um dente natural e uma estética excelente.


Como todo procedimento cirúrgico são feitas avaliações criteriosas e requisitados exames detalhados, discutidas as contra indicações sistêmicas para a sua realização, como por exemplo os pacientes diabéticos, portadores de coagulopatias e mesmo locais, quando a região envolvida não possui osso suficiente (sendo necessária a realização de enxerto ósseo) ou há presença de doença periodontal (enfermidade que provoca inflamação e/ou infecção dos tecidos que suportam os dentes vizinhos), pois se não controlada pode atingir também o implante colocado.

2 - ORTODONTIA
O que é ortodontia?                                                                
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, distúrbios da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

A idade certa.

Nunca é tarde para se começar um tratamento ortodôntico, e cada vez mais os adultos e adolescentes estão procurando melhorar sua aparência.

Adolescentes:
Essa é a fase que geralmente se começa o tratamento ortodôntico. Uma vez que todos os dentes de leite são trocados e os permanentes já nasceram, o tratamento pode ser realizado com maior eficiência. A idade exata varia, mas a maioria das crianças começam entre 11 e 13 anos de idade.

Adultos:
Nunca é tarde para se começar um tratamento ortodôntico, e cada vez mais os adultos estão procurando melhorar sua aparência. Muitos não tiveram a oportunidade de corrigir seus dentes quando adolescentes, e agora estão prontos para o tratamento.

Como os aparelhos ortodônticos se tornaram menos volumosos e menos visíveis nos últimos anos, mais e mais adultos estão utilizando, por diversas razões. Alguns adultos querem corrigir problemas com seus dentes ou maxilares antes que eles causem danos maiores ou mais sérios. Outros querem melhorar a aparência, corrigindo problemas estéticos existentes há bastante tempo.

Novas técnicas, e o advento de aparelhos transparentes e menos perceptíveis, significam que adultos estão cada vez mais recorrendo aos aparelhos para corrigir: 
  • Espaços entre os dentes (diastemas)
  • Dentes que se comprimem uns aos outros (apinhamento dental)
  • Dentes desalinhados
  • Sobremordidas
  • Mordidas abertas
  • Mordidas cruzadas

Como saber se preciso de um ortodontista?

Apenas o dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.
Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:


                                                   MORDIDA ABERTA


MORDIDA CRUZADA POSTERIOR


MORDIDA CRUZADA ANTERIOR

SOBRESSALIÊNCIA

                                        APINHAMENTO DENTAL

  • Overjet ou Sobressaliência anterior - acontece quando os dentes anteriores superiores se posicionam muito à frente da arcada inferior.
  • Mordida cruzada anterior - uma aparência de "bulldog", quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.
  • Mordida cruzada posterior - ocorre quando os dentes posteriores inferiores ocluem (fecham, mordem) por fora dos dentes posteriores superiores.
  • Mordida aberta - espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores quando os dentes posteriores se juntam. A mordida aberta também acontecer na região posterior.
  • Desvio de linha mediana - ocorre quando o centro das arcadas superior e inferior não estão alinhados entre si ou com a linha média facial.
  • Diastemas - falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes, discrepâncias nos tamanhos dentários, freio labial baixo, etc.
  • Apinhamento - ocorre quando existem dentes extranumerários(mais dentes do que o normal) ou discrepâncias entre o tamanho dos dentes e das arcadas("dentes grandes para arcadas pequenas").
 Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?
Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

Aparelhos fixos podem ser:

  • Aparelho fixo — este é o tipo mais comum de aparelho; consiste de bandas, fios e braquetes. As bandas são fixadas em volta de vários dentes ou um só dente, e utilizadas como âncoras para o aparelho, enquanto que os braquetes são presos na parte externa do dente. Os fios em forma de arco passam através dos braquetes e são ligados às bandas. Apertando-se o arco, os dentes são tracionados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Os aparelhos fixos são geralmente apertados a cada mês para se obter os resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses até alguns anos. Atualmente eles são menores, mais leves e exibem bem menos metal que no passado. Podem apresentar cores vivas para as crianças, bem como estilos mais claros, preferidos por muitos adultos.
  • Impedidores de hábito — utilizados para controlar o hábito de chupar o dedo ou fonação atípica, por exemplo.
  • Mantenedor de espaço fixo — se o dente de leite é perdido precocemente, um protetor de espaço é utilizado para manter este espaço aberto até que o dente permanente nasça. Uma banda é cimentada ao dente próximo ao espaço vazio e um fio é estendido até o dente do outro lado do espaço.
  • Disjuntor maxilar — Consiste em uma placa de resina que se encaixa sobre o céu da boca apoiada em anéis fixados aos dentes posteriores. A pressão externa aplicada sobre a placa por meio de um parafuso força "as juntas dos ossos do palato" (sutura palatina mediana) a se abrirem para os lados, alargando a área palatina.
Aparelhos móveis incluem

  • Niveladores — uma alternativa para os aparelhos convencionais para adultos, niveladores em série estão sendo utilizados por um número crescente de ortodontistas para mover os dentes da mesma forma que os aparelhos fixos, mas sem os fios de aço e os braquetes. Os niveladores são virtualmente invisíveis e removíveis para que o usuário possa se alimentar, escovar os dentes e passar o fio dental.
  • Mantenedores de espaço móveis — estes aparelhos têm a mesma função que os mantenedores fixos. São feitos com uma base acrílica que se encaixa sobre a mandíbula e têm braços de plástico ou fios de aço entre determinados dentes que devem ser mantidos separados.
  • Aparelho extrabucal — com este aparelho, uma faixa é colocada em volta da parte de trás da cabeça, e ligada a um elástico na frente, ou um arco facial. Este aparelho "retarda" o crescimento da maxila e redireciona o crescimento da mandíbula mantendo os dentes posteriores onde estão, enquanto os dentes anteriores são empurrados para trás.
  • Contenções móveis — utilizados no céu da boca, estes aparelhos de contenção previnem que os dentes voltem à posição anterior. Podem também ser modificados e utilizados para evitar que a criança chupe o dedo.
3 - PRÓTESE DENTAL

A prótese dentária (ou prótese dental) é a arte dental, ciência que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. Aplicados à odontologia, são utilizados indistintamente os termos prostodontia e prótese dentária. O termo "prótese dentária" também é utilizado para se referir ao artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.

O seu principal objectivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigaçao. Repõe ou restaura de forma indirecta (por meio laboratorial) os (dentes), por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como prótese total, a popular dentadura ou prótese parcial removível, ponte móvel). Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo.

Não se deve confundir protesista (cirurgião-dentista especialista em prótese dentária) com o protético (técnico em prótese dentária), que presta serviço para o cirurgião-dentista e não deve atender directamente o paciente.


Classificação

Existem três divisões principais:
  • Prótese dentária fixa
Por excelências as próteses dentárias fixas são as coroas e as pontes:
As coroas são capas cerâmica ou metálicas utilizadas para substituir a capa original de um dente quando ainda resta uma parte dele.

Já as pontes são coroas que se apóiam em outros dentes, quando não resta sequer um pedaço original do dente a ser substituído.


  • Prótese dentária removível
Podem ser cofeccionadas de várias formas. Por serem removíveis tem a vatagem de poderem ser retiradas para higienização. Podem ser retidas por grampos, Attachments ou telescópica. As Próteses telescópicas vêm sendo utilizadas desde 1950, na odontologia para a reabilitação de arcadas dentárias parcialmente desprovidas de dentes. Existem centenas de trabalhos científicos que comprovam a superioridade destas próteses com relação a estética e conforto no uso, além dos benefícios para a higiene bucal que este tipo de prótese proporciona devido a possibilidade de o próprio usuário poder remove-la para limpeza, sendo considerada a primeira escolha em reabilitações de pacientes que sofreram extrações. Telescópica, o nome vem do tipo de sistema de encaixe da prótese nos dentes. São dois copos de metal, onde um cabe perfeitamente dentro do outro. O menor fica revestindo os dentes e implantes e o maior embutido na prótese. Finalmente vem a terceira estrutura de metal que será revestida com o material estético. Este sistema proporciona segurança pois a prótese fica retida por fricção entre os dois copos. Problemas periodontais, são facilmente controlados pelo próprio paciente. Que, como se pode perceber, nas figuras (2 e 3), sem estar utilizando a prótese, os dentes ficam protegidos por uma fina camada de ouro. Utilizando as escovas de dentes e "escova" inter-dental, proporciona-se a limpeza eficiente da gengiva marginal, após o tratamento periodontal. fonte: http://www.protesetotal.com.br

  • Prótese Total
Prótese Total  é o nome da prótese dentária, que substitui artificialmente os dentes perdidos de toda uma arcada dentária, inferior, superior ou ambas, sendo este o termo utilizado pelos profissionais da odontologia e ´Tecnicos em Prótese dentaria, sendo eles que confeccionam as proteses a partir de modelos feitos pelos dentistas. Em linguagem popular é conhecida por dentadura.




4 - PRÓTESE SOBRE IMPLANTE

Elaboramos informações explicativas simplificadas sobre temas relacionados com nossas especialidades. Estas informações facilitarão o seu entendimento sobre o tratamento e os cuidados de manutenção que deverão ser tomados durante e após o tratamento. Dentre os diversos temas recomendamos a leitura abaixo.

O Existem dois tipos de Prótese sobre Implantes: Fixas ou Removíveis. As Próteses sobre implantes fixas são feitas para que não sejam mais removidas (cimentadas) ou removidas apenas pelo dentista (aparafusadas), já as Próteses sobre Implantes Removíveis deverão sempre ser removidas pelo paciente para higienização. Estas últimas são presas aos implantes através de attachments ou encaixes, que servem para reter as próteses durante seu uso.


A indicação para o tipo de Prótese deverá ser feita pelo profissional, e poderá ser mudada durante o tratamento, dependendo de vários fatores clínicos e orgânicos. O planejamento é individual e variável, é a fase mais importante do tratamento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário